quarta-feira, 15 de março de 2017
Graça sobre graça?
Está aí diante de nós um tema simplesmente maravilhoso, falar sobre a Graça de Deus deve ser o prazer de todo o cristão, pois por ela alcançamos a salvação.
O que é a Graça?
A graça é o favor de Deus aos homens, um favor imerecido, a graça "não vem de nós" para que ninguém se glorie.
Efésios: 2. 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Nenhum homem nesta terra tem o poder e a autoridade de oferecer essa graça, por isso Jesus quando na terra foi questionado acerca do perdão dos pecados de um paralítico.
Mateus: 9. 2. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.
3. E alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema.
4. Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações?
5. Pois qual é mais fácil? dizer: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?
6. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta- te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
Os homens da época guardavam as tradições dos anciões, tradições essas ensinadas pelos escribas e fariseus, tradições essas que acabaram os fazendo cometer um pecado muito grande, o de acrescentar aos mandamentos de Deus suas próprias idéias de acordo com suas próprias convicções, precisamos meditar em alguns textos para entender o porquê de Jesus condená-los tão fortemente nos dias em que esteve na terra:
Mateus: 5. 21. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
Notem que essa era a maneira de crer e de lidar com o homicídio pelos principais religiosos da época, líderes dá religião judaica e homens responsáveis por ensinar a Palavra de Deus aos homens. Agora veja como realmente era o mandamento de Deus:
Êxodo: 20.13. Não matarás
Êxodo: 21. 23. mas se resultar dano, então darás vida por vida, 24. olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25. queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.
Notemos que na Lei de Deus já havia uma sentença declarada ao homicida, mas quando Jesus diz a expressão "ouviste o que foi dito aos antigos", Jesus não se refere a Lei e sim às tradições dos intérpretes da Lei, rabinos sábios que por se destacarem tanto na religião judaica passaram a ter uma credibilidade tão grande a ponto de fazerem de suas interpretações o que podemos chamar de "anexos" da Lei de Deus.
Antes de condenar um homem que na Lei já havia sido condenado os antigos estabeleceram a regra de passarem esse homem pelo julgamento dos homens, pode parecer normal quando olhamos superficialmente para esse esclarecimento de Jesus, mas ao continuar sua exposição de crítica aos ensinos dos fariseus e escribas (Mt 5.20) ele fala sobre outros assuntos incluindo o divórcio e adultério, pois aquilo que era tão óbvio declarado na Lei foi interpretado pelos "antigos" dando a eles condições de pecarem embasados na interpretação da própria Lei.
Um exemplo claro disso é uma Lei que eles chamavam de "corbã":
Marcos: 7. 10. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
11. Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor,
12. não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, 13. invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis.
Vemos que eles arrumavam ocasião para descumprir os mandamentos "cumprindo-os". Deixavam a verdadeira Lei pré estabelecida para viverem as tradições que eram verdadeiras cúmplices de seus pecados.
Ao sentirem- se incomodados sobre o fato de Jesus dizer ao paralítico que estavam perdoados os pecados demonstraram um sentimento semelhante ao que eu estou observando em meus dias, pois está clara e explícita na Bíblia que somente Ele tem poder de perdoar pecados, pois Ele é a Graça encarnada, Jesus é o favor imerecido dado a todos os homens.
E está também muito claro que Jesus é suficiente, ou seja, o homem não precisa de uma "graça sobre a graça", esta expressão é a forma como tem sido colocada para entitular uma "Bíblia" e indiretamente está desqualificando a Graça que já foi manifestada aos homens, a pessoa de Jesus.
Talvez ao lermos o nome da chamada Bíblia não nos atentamos para isso, mas gostaria de comunicar a todos que essa não é a primeira vez que os mandamentos de Deus tem sido usado por alguns com a intenção de sustentar através de suas interpretações próprias onde o que prevalece não é a vontade de Deus e sim os desejos da própria carne.
Fica claro também que o próprio Jesus advertiu fortemente os escribas (responsáveis por fazer as cópias dos livros sagrados) e os fariseus (homens que ensinavam), sobre o fato de omitir nem que seja um "j" ou um "~", e quem os fizer será chamado o menor no reino dos céus, isso não significa que estarão salvos e que serão considerados pequenos no reino de Deus, fica claro que se assim procedermos não entraremos no reino dos céus.
A pior forma de pecar que o homem pode viver é quando ele peca acreditando estar cumprindo a vontade de Deus!
Se todos os homens não colocarem sua fé inteiramente em Jesus não conseguirão se salvar, pois somente Ele pode nos conduzir ao céu, a idéia de uma "graça sobre a graça" que já foi dada ao homem é um "novo evangelho" e Paulo deixou a igreja avisada quanto a isso:
Gálatas: 1. 6. Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,
7. o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
9. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Que a igreja de Jesus esteja atenta quanto a toda "novidade" que tenta adentrar nossa sociedade e que também desejam manchar a nossa fé que deve ser pura e santa. Precisamos ter a consciência de que essas coisas surgem e se sustentam por conta daqueles que se inclinam ao pecado e que tem prazer em viver na carne e não pelo Espírito de Deus.
Outro evangelho.
Temos diante de nós sempre dois caminhos, o estreito e o largo, duas portas, a larga e a apertada, a verdade e a mentira, porém o que vemos nessas implantações são idéias de homens que amam mais os deleites do que a Deus, homens com aparência de piedade, mas que negam a eficácia dela ( 2Tm 3.5), homens que não se importaram em ter conhecimento de Deus:
Romanos: 1. 28. E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
Precisamos entender que seguir este caminho não é falta de conhecimento da vontade de Deus, é na verdade rejeitar o conhecimento de Deus.
2 Timóteo: 3. 7. sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
A idéia desta nova Bíblia é apoiar o que a Bíblia na verdade condena, são novas tradições de homens que não tem o temor das palavras do próprio Jesus que disse:
Mateus: 23. 13. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.
Isso é dito aos intérpretes da Lei de Deus e dos mestres que ensinam de maneira errada o caminho para o céu, na verdade nem os mestres entram e nem mesmo permitem entrar os que gostariam.
Que Deus nos ajude a preservar o verdadeiro evangelho, puro e simples, de caminho estreito e porta apertada que nos levará para o céu!
É que fique claro pra todos nós que a Graça que nos foi revelada nos é suficiente e que não necessitamos de outra graça sobre ela.
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